22 de fev. de 2008

Metamorfose

Ralph J. Hofmann

“Quando Gregor Samsa acordou após uma noite de sonhos intranqüilos descobriu que se transformara num inseto gigante”. (A Metamorfose - Kafka)

Ao continuarmos a leitura constatamos que o gigantesco inseto é algum tipo de barata, só que lá no seu íntimo ele continua sendo a pessoa que sempre foi.
A alegoria de Kafka tem alguma relação com metamorfose de Lula e do PT. Ao longo do texto passamos a pensar nele como uma imensa barata. Um humano que virou barata.
Baratas conseguem sobreviver a quase qualquer coisa. Estima-se que se a humanidade sumir da superfície da terra sobreviverão as baratas. E as baratas estão por tudo, pesteando nossos armários, e particularmente invadindo nossas despensas e roubando e estragando nossa comida.
E são inteligentes as tinhosas. Se fossem praga de gafanhotos simplesmente comeriam tudo que vissem pela frente, o que resultaria na morte por inanição dos povos que vivem ao longo de seu percurso e representa no fim a morte do próprio gafanhoto. Mas este não se preocupa. Na África terá copulado e enterrado suas larvas nas areias do Deserto do Kalahari. Estas só maturarão anos depois quando a terra se tiver recuperado.
Já as baratas são como vampiros. Só consomem o suficiente para viver. Plantam suas sementes em despensas onde muitas gerações sucessivas poderão se alimentar.
Praga é praga. Na Bíblia era castigo para os Egípcios que escravizavam os vizinhos para construir monumentos egolatras. No Brasil é a praga que escraviza e acaba por tiranizar.
Sobre Baratas há que se lembrar do finado Henfil, que nas cartas à sua mãe desde Noviórque se descrevia como um “cucaracha” uma barata. Não era justa a comparação dos latino-americanos com este inseto, mas vinha em parte do fato de que à época o mercado de drogas já passara em grande parte às mão dos colombianos e mexicanos. Desde minha infância eu ouvia americanos cantarem só uma música em espanhol (Era antes do sucesso de Joan Baez e hoje de Gloria Estefan):
La cucaracha
La cucaracha
Ja no puede caminar
Porque no tiene
Porque le falta
La patita principal

La cucaracha
La cucaracha
Ja no puede caminar
Porque no tiene
Porque le falta
Marijuana que fumar

Eis que aqui não é damos abrigo, os, membros do Forum de São Paulo acolhem não apenas vendedores de marijuana (maconha para os poucos que não sabem), como produtores de cocaína, o presidente de um país que oficializa rotas do contrabando de cocaína e abandonamos o nosso ponto de turismo mais badalado no mundo aos traficantes.
Metamorfose ambulante! Não em um troço de fezes como nos fariam acreditar nossos grandes cartunistas. Metamorfose em cucaracha (palavra mais simpática do que barata).

Um comentário:

ma gu disse...

Alô, Ralph.

Sempre temos gosto em ler seus posts. Sua capacidade em olhar para além do horizonte é incrível. E você tem razão. O metamorfoseado conseguiu instalar os ovos em todos os lugares (em significado soviético, o aparelhamento de toda a nação). Se um dia conseguirmos nos livrar do glorioso partido na direção do país, ainda assim os ovos escondidos continuarão a estourar por muitos anos. Não haverá BHC que dê jeito.