25 de fev. de 2008

TV chapa branca, mais uma demagogia do Lula

Inaugurada em dezembro, com a promessa de autonomia em relação ao governo e isenção no tratamento de todos os assuntos, a TV Brasil, emissora pública criada por meio de uma medida provisória e agora em discussão no Congresso, ainda carrega vícios das televisões oficiais.
Na Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), nome oficial do canal, a autopromoção de instituições estatais e a falta de regras para os anúncios institucionais ainda são problemas não resolvidos. Entre os pontos positivos, estão programas sobre música e cinema, além de reportagens mais aprofundadas que as das emissoras comerciais, além de enfoque didático.
Além disso, não falta espaço para a oposição se manifestar. O Mobilização Brasil, que vai ao ar de segunda a sábado, às 7h30, é o maior exemplo da confusão entre informação e propaganda. O espaço é pago pela Fundação Banco do Brasil e propõe mostrar "como a mobilização da comunidade resulta na solução de problemas sociais antigos".
De fato, aponta ações bem-sucedidas que envolvem cooperativas e agricultura familiar, todas patrocinadas pela fundação. Além das atividades, no entanto, o programa dá destaque para representantes da patrocinadora, que comentam projetos financiados pelo banco.

(*) Foto de Tereza Cruvinel, presidente da Empresa Brasileira de Comunicações -EBC

2 comentários:

Anônimo disse...

Foi dito aqui, que não voto no melhor, voto no menos pior.
Não sou jornalista, mas tenho respeito por essa categoria de trabalhadores, e portanto, embora seja contra esse tipo de imprensa (chapa branca), ainda acho que como mal menor, que haja imprensa.
Não se consegue enganar todos o tempo todo, um dia a imprensa sacode o galho...

Anônimo disse...

Olha o cabidão de empregos aí gente! Com essa tv, creio que mais uns 2 mil petistas terão a sua boquinha.