7 de mar. de 2008

Em Santo Domingo

Alvaro Uribe está neste momento fazendo um duro discurso no encontro de Santo Domingo. Assumiu que não comunicou ao Rafael Correa da operação militar, pois se tivesse avisado, a missão não conseguiria matar o segundo das Farc e que outras cinco missões anteriores fracassaram. Ele disse que está disposta a colaborar com uma solução para o caso.
Rafael Correa se retirou da reunião quando Uribe disse que vai apresentar as cartas de Raúl Reyes ao chefão das Farc, Marulanda, que comprovam as ligações das Farc com o Equador e a cumplicidade do Ministro Gustavo Larrea, do Equador.
Uribe interrompeu seu discurso e ficou aguardando a volta de Correa.
Houve um bate boca entre os dois.
Uribe: "Não me venha com cinismo desse comunismo nostálgico".

Correa: Uribe está mentindo. Nós do Equador não podemos ser vítimas de um conflito da Colômbia. Houve violação do nosso território e nós não podemos admitir. Não venho com cinismo, com mentira, não somos responsáveis pelo conflito na Colômbia, mas a Colômbia com sua política militarista. Não venha com falácias. Comprometa-se a nunca mais invadir um país irmão. Terminou sua fala erguendo as duas mãos e dizendo: "estas mãos estão limpas e sem sangue".
Agora quem está com a palavra é o representante do México, sobre a grave crise entre os países.

Um comentário:

Anônimo disse...

Por enquanto, deixe-os expelir essas pérolas de sabedoria e rosas brancas de suas bocas inocentes... Semana que vem, Condolezza vai baixar por aqui e eles vão expelir outra coisa porque vão se borrar de medo. Aí é que o Uribe vai rir, apesar do fedor.