24 de mar. de 2008

A moral perdida

Por Giulio Sanmartini.

O governo brasileiro está nas mãos de peculatários, embusteiros e simples ladrões. Deputados roubam e são eleitos, ministros roubam e acabam sendo deputados prestigiados no Palácio do Planalto, deputados são cassados por falta de ética e tornam-se lobista ficando ricos.
A ética passou a ser uma lenda, uma história da Carochinha. Esses fatos são de domínio público sem que ninguém se envergonha.
Talvez se o conhecimento dessa pouca vergonha tenha levado um rapaz da pequena cidade Itabela, no sul da Bahia, afazer concurso para funcionário da prefeitura e foi aprovado, como ele mesmo disse: “Foi Deus que quis assim”, orgulhando-se da suposta sorte. Mas nessa história a um detalhe no mínimo curioso, esse rapaz é analfabeto. O concurso foi anulado mas ninguém foi para a cadeira.
Muitos brasileiros estão seguindo o exemplo dessa desonestidade impune, uns por esperteza, outros por ingenuidade.

(*) Foto: prefeitura de Itabela.

4 comentários:

Anônimo disse...

Giulio:
Outros por ser amigo do "homem".
Mas, não é o "u" da franga, este é o país da piada já pronta.
Lembro-me de há algum tempo, deram carteira de habilitação para uma pessoa que era cega. E ainda fazemos piada dos nossos patrícios.

Abreu disse...

Esta aqui é "antiga", mas "será que ainda vale?:

«DE TANTO VER TRIUNFAR AS NULIDADES, DE TANTO VER PROSPERAR A DESONRA, DE TANTO VER CRESCER A INJUSTIÇA, DE TANTO VER AGIGANTAREM-SE OS PODERES NAS MÃOS DOS MAUS, O HOMEM CHEGA A DESANIMAR DA VIRTUDE, A RIR-SE DA HONRA, A TER VERGONHA DE SER HONESTO.» (Ruy Barbosa.

Anônimo disse...

Abreu,
As palavras de Ruy são bem atuais por aquele que defende sua honra e é honesto.
Acredito que entre nós tenhamos pessoas sérias e que desejam melhorias para nossa sociedade e nosso país, como temos demonstrado em nossos comentários.
Devemos lutar contra este escárnio que é produzido neste governo e seus asseclas.

Anônimo disse...

Aqui em Caraguá, parece piada, houve também um Concurso, mas parece que o MP vai anular. Começa pelo nome da empresa que o fez: "INTERAÇÃO CONCURÇOS" (sic)!