Aquele que vive pela espada morrerá pela espada. (Novo Testamento)
Por Ralph J. Hofmann
Estou tentando entender algo e espero que pessoas mais sábias que eu possam me orientar.
Ante a revolta da firma Chavez & Uribe face à morte pela violência, de um homem que há trinta anos vive pela violência, armado, em pleno tiroteio na floresta, cercado de seus comandados igualmente armados devo entender que não obstante o presidente da Colômbia ter sido devidamente e democraticamente eleito qualquer aventureiro pode estabelecer um governo próprio desde que possua armas e homens para tal?
Então devo entender que aqueles que há alguns anos derrubaram Chavez do governo se tivessem mais algumas armas e aviões de combate estariam perfeitamente justificados em fazê-lo.
E que todos os países que protestaram contra a derrubada de Chavez naquela ocasião não deviam tê-lo feito, muito menos ser castigados por fazê-lo assim como neste caso o governo Colombiano não poderia ter abatido Raul Reyes?
E que na realidade a intercessão de organismos mundiais a favor dos reféns colombianos não passa de uma ingerência exógena num assunto das FARC, que por estar de posse dos seqüestrados pode fazer o que quiser com eles, pois tem as armas e estrutura para fazê-lo.
Por tanto, se os donos de terra invadidos pelo MST, os donos de centro de pesquisa idem, tiverem as armas poderão tranqüilamente abrir fogo contra os invasores, desde que tenham força para fazê-lo?
E que se um policial lhe parar para multá-lo, desde que você tenha mais força que ele você pode tranqüilamente abatê-lo, pois Chaves & Uribe defenderão seu direito, desde que você tenha a força?
Por favor, esclareçam-me. Estão em jogo séculos de desenvolvimento humano.
Que a força esteja convosco.
4 comentários:
Já se encontrou fósseis humanos com a cabeça rachada por arma a milhares de anos, parece ser da essência dos homens a violência e a matança.
As guerras ao longo dos séculos mataram milhões de seres humanos, penso que talvez essa tenha sido a forma que a natureza encontrou para a seleção natural.
A longo prazo seremos todos defuntos, embora mesmo esperneando e sofrendo não queremos abandonar esse vale de lágrimas para nos reunirmos com o Criador.
Parece que o Chaves quer acelerar a viajem de muita gente, no curto prazo.
Ralph,
Eu queria muito dizer algo inteligente, mas a cada dia que passa, percebo o quão ignorante tenho ficado diante de coisas tais quais a que Você relata.
Saudações,
Alô, Ralph.
Você quiz mesmo se referir a firma Chavez & Uribe ou estava pensando na firma Chavez & Correa?
Os petralhas de lá ficam agora em território venezuelano ou equatoriano justamente para fugir da caça.
E a atitude diplomática faz transparecer que os sócios da firma idiota (a segunda a que me referi) protegem os carcarás sanguinolentos (lembrando sinhozinho Malta)...
Na veradade o Uribe hoje é parte da solução. Mas teve o problema de ser ligado às milícias antes.
Agora está com os anjos mas nem sempre esteva.
Postar um comentário