24 de mar. de 2008

Os gatos ginastas

Por Fabiana Sanmartini

Pulam, correm, fazem acrobacias, sempre guiados por um “personal trainer”. Nos Estados Unidos, está em amplo desenvolvimento, o “cat agility”. Onde o mais independente dos animais domésticos, aparece estranhamente obedecendo no realizando percursos obrigatórios. Fazem somente porque gostam.
Um campeão, como se sabe, tem que manter-se em treinamento e ele, o bengalês (primeira raça obtida do cruzamento de um gato doméstico e um felino selvagem) e ele Zoom, de cindo anos não se faz de rogado, pelo contrário, quando sua “personal tariner” o chama vem correndo ronronando de satisfação, pronto para pular cadeiras empilhadas, correr dentro de um túnel, dar prova de equilíbrio em uma trave suspendida e pular repetidamente num arco estimulado por uma pluma esvoaçante.
Desde 2005 Zoom defende, literalmente com as unhas, o título de campeão do mundo obtido num esporte de recente invenção, criado para mostrar os dotes atléticos dos felinos: o “cat agility”, inspirada no “dog ativity”.
A versão dos gatos difere pouco, nasceu para desmentir os que pensam ser os gatos animais muito preguiçosos. Os gatos são extremamente brincalhões e amam ser o centro das atenções. Se não houver um certo rigor em treiná-lo, levará o treinamento como uma brincadeira. Se o gato, como se diz, tem sete vidas, conhece setenta formas de dizer “não!”,ele faz somente aquilo que quer. Enquanto o cachorro faz seus exercícios para contentar o patrão, o gato é movido exclusivamente pelo seu prazer.
A atividade parece uma sessão de yoga, onde o gato relaxa e o ser humano aprende a ter paciência.

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara Fabiana, não concebo minha vida longe de animais: tenho três cachorras e duas gatas. Agora, que estou me aposentando, estou começando a plantar flores e folhagens maaaaraaaavilhooooosas no meu jardim. Fico super-feliz no meio de plantas e bichos. Minhas gatinhas são charmosíssimas e as cachorras alegríssimas.