19 de mar. de 2008

Se for humano demita-se

Por Ralph J. Hofmann

O Luiz Inácio acaba de confirmar o que dizíamos há seis anos atrás. Não tem perfil para o cargo.
Ao declarar que é humanamente impossível governar sem Medidas Provisórias admite sua incompetência. Contem nos dedos de uma mão países com dispositivos desta natureza.
Essa chamada “flexibilidade” é a mó de moinho das facciosidades, das alterações intempestivas das regras de jogo que vem a quebrar negócios ainda frágeis, dos favorecimentos aos chegados na corte, da instalação de sifões drenando recursos de suas devidas alocações orçamentárias.
Mas concordo com Lula. É humanamente impossível para ele tocar o país, se algum dia tentar fazê-lo.
E realmente bons chefes de estado tem alguma coisa de sobre-humano. São como Hércules, híbrido de Zeus e de uma mortal. Ocupam um espaço diferente. Vejamos uma lista, sem levar em conta se para o bem ou para o mal, em ordem de lembrança e quer os admiremos ou não:
Lenin, Fidel Castro, Alexandre o Grande, Napoleão, Gustav Vasa da Suécia, Duque de Wellington, Dom Henrique o Navegador, Czar Pedro I da Rússia, Bismarck, Getúlio Vargas, JK, Luiz XIV da França, Abraham Lincoln, Winston Churchill, Adolf Hitler, De Gaulle, F.D. Roosevelt, Margaret Thatcher, Julio César, Vercingetorix, Carlos Magno, Átila o Huno, Genghis Kahn, Mao Zedong, Kublai Kahn, Saladino, Ricardo Coração de Leão, Gulherme da Normandia e outros.
Todos estes projetavam ou projetam uma dimensão maior que a realidade. Inimigos ou amigos são forçados a admitir isto.
Lula? Lula nunca cresceu. É um menino que achou um baú cheio de ternos, jaquetas com o brasão da presidência, faixas um avião, e acompanhado de pivetes do bairro está brincando de chefe de estado.

4 comentários:

ma gu disse...

Alô, Ralph.

Como você deu a deixa, não posso perdê-la. Se for contar pela mão esquerda, vai dar só quatro...

Ralph J. Hofmann disse...

Mas se apertara mão direita dele melhor contar os TEUS dedos.Pode faltar algum.

Anônimo disse...

Com ou sem MPs, não é que não dá e sim ele é que não sabe governar.

Chacon disse...

Será que isso poderia ser usado como uma ação na justiça para impedi-lo de vez, afirmando que é réu confesso de incapacidade de exercer suas atividades, dentros de um plano pré-estabelecido por ele mesmo?