22 de abr. de 2008

Embaixador brasileiro made in Paraguay

Frei Betto agora atua no Paraguai como a voz do governo brasileiro. Descrito pelo jornal ABC Color como um “conhecido articulador brasileiro”, o frei deu uma entrevista onde afirmou que seu país [Brasil] sabe que é injusto o preço que paga pela energia do Paraguai que utiliza e disse isso em nome do presidente da república: “El presidente Lula es consciente de las relaciones asimétricas en Itaipú. El precio de la energía es el punto esencial del tratado firmado en 1973, por eso estoy seguro de que accederá a la conformación de la comisión técnica para analizar ese acuerdo”.
Ao ser questionado sobre as semelhanças entre as futuras negociações entre o Brasil e Paraguai e as ocorridas com a Bolívia, e os traumas decorridos dela, o frei foi taxativo dizendo que as dificuldades virão, principalmente em função de setores empresariais fortes, especialmente os empresários de São Paulo que não querem que o Brasil pague mais pela energia paraguaia, pois isso significaria aumento para eles, afirmou Betto. Mas em seguida tranqüilizou: “Porém Lula tem muito prestígio, 63% da população que lhe dão autoridade e poder para levar adiante as negociações”.

6 comentários:

PoPa disse...

As relações em Itaipú são realmente assimétricas, afinal nós pagamos a construção (ainda estamos pagando), pagamos o que consumimos, pagamos o que eles consomem e ainda pagamos o que eles não consomem. Bem assimétrica, de fato!

PoPa disse...

Será que a população que deu os 63% "de prestígio", concorda em pagar mais pela luz de suas casas, para que os paraguaios possam ganhar mais um pouquinho com nosso trabalho?

Anônimo disse...

Por favor investiguem o interesse do Governador Requião e seu Secretário de Comunicação Pissetti que prestaram todo o apoio para a vitória de Lugo.
Esta dupla junto com seus asseclas vem assaltando o estado do Paraná e precisam ser expostos e conhecidos portodos os cidadãos de bem deste Brasil.

Mauricio disse...

Mais um filhote do Foro de São Paulo !!!! Pobre da América Latina !!!!!!!!

Gil Almeida disse...

A principal pergunta já foi feita pelo pobre pampa, no primeiro post.
Vocês acham que o apedeuta perguntará a alguém (porque nem isso ele deve saber) quanto o Paraguay investiu na construção de Itaipú?
Em diversos termos, não sei qual ele entende: nada, neres, lhufas, niente, nadie, m. nenhuma, nem um tostão.
Vocês acham que ele conhece os termos do acordo? Acreditam mesmo que ele os leu?

ma gu disse...

Alô, Adriana.

Essa peça poluta, que abandonou o duende imperial, saindo cuspindo de lado, dizendo cobras e lagartos de seu "amigo", agora está oferecendo seu ombro para o ex-bispo eleito presidente do país vizinho.

Cuidado, Lugo! Lembre-se da história do sapo que aceitou levar o escorpião em suas costas para atravessar o rio. O escorpião não pode fugir de suas tendências.