"Existem até os inteligentes espertos, o que não é o caso de Lula, ele está mais para malandro agulha que toma no... sem perder a linha. Motivos fizeram Getúlio ficar 15 anos como ditador e ter sido sempre o pai dos pobres. Toda a ditadura é execrável e composta de muitos erros, Getúlio a isso acrescentou coisas que eram necessárias à modernização do Brasil e mais, trabalhava incessantemente.
" (G.S.)
Por Carlos Chagas
Assumiu o governo provisório do Brasil em 1930, cercado de mil e um obstáculos, um deles o que fazer com os "tenentes", rebeldes de uma década atrás, decisivos para a vitória da Revolução de 30, mas incômodos para a hora em que construir era mais importante do que demolir.
Para evitar a baderna, o caudilho cooptou um monte de tenentes, nomeando-os interventores nos estados e dividindo com eles pequena parte das responsabilidades nacionais. No entanto, como não perdia a oportunidade de uma frase de efeito, indagado por um jornalista estrangeiro sobre como resolvera o problema dos "tenentes", respondeu: "Foi muito fácil. Promovi todos a capitães...".
Por que se conta essa história? Por que mesmo sem ter feito uma revolução armada, o Lula chegou ao poder mais ou menos como Getúlio Vargas.
Cheio de obstáculos e assistindo, ao seu redor, a algazarra dos companheiros do PT, imprescindíveis para a vitória eleitoral, mas, em seguida, atrapalhando muita coisa. Era preciso cooptá-los. Se não desse certo, então isolá-los.
Só que a repetição do passe de prestidigitação ainda carece de resultados, por conta de vivermos tempos democráticos. Fora exceções, o PT não conseguiu chegar aos governos estaduais como desejou o presidente. E, pelo jeito, não conseguirá mudar o rumo dos ventos sequer nas eleições para a prefeitura das capitais. Fora milagres ou inusitados, o PT até perderá alguns comandos. Fazer o que, se não dá para promover os modernos "tenentes" a capitães? Boa parte deles só atrapalha.
4 comentários:
Eu leio todos artigos do Carlos Chagas na Tribuna;até ja escrevi para ele, mas esqueço da pergunta que sempre me ocorre.
Quem é o Gregório Fortunato do Lula, a pergunta vale para ele e para os do nosso blog.
Alô, Marreta.
O GF do duende deve ser o advogado Roberto Teixeira, compadre do presidente Lula, segundo o economista e ex-militante petista Paulo de Tarso Venceslau.
Conforme a FSP, 13/04/2006, Venceslau afirmou que Teixeira foi ligado a uma empresa usada pelo PT para fazer caixa dois na década de 90. O nome da empresa é Cpem.
Segundo Venceslau, Teixeira e o atual presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, intermediavam a contratação da Cpem em prefeituras administradas pelo PT.
No fim dos anos 90, as denúncias chegaram a ser investigadas por uma comissão de ética do partido. O relatório concluiu que Teixeira tentou agir em favor da Cpem.
Contudo, Venceslau acabou expulso do PT. Em seu depoimento à CPI, ele ratificou as denúncias, durante uma acareação com Okamotto e afirmou que ele sempre agiu "como o homem do Lula".
O presidente do Sebrae disse que nunca cuidou das "finanças pessoais de ninguém". Porém, no seu primeiro depoimento à CPI, Okamotto disse ter pagado uma dívida de R$ 29,4 mil do presidente com o PT.
Como sempre, a CPI deu em nada, D. Luis I continua falando suas estultícies, Okamoto continua sebraeando, Teixeira deve ter ganhado muito mais dinheiro, e o Venceslau sifu!
Por aí você vê que o Giulio tem razão: O daSilva é o próprio malandro agulha, mas tem vários gregórios fortunatos para usar, ô se tem...
Acho que é o Stédile do MST. Mas também podem ser o Sargento Aspônio Garcia. Quem sabe, ambos.
Ammqard
Pessoal, quem precisa de PT quando tem um Aécio para o continuísmo?
Postar um comentário