26 de mai. de 2008

Cristo não lhe é suficiente

Por Giulio Sanmartini

Nessa terça feira passada, o engenheiro da Eletrobrás Paulo Fernando Resende, em Altamira (PA) fazia uma palestra no encontro Xingu Vivo para Sempre, que reúniu 3 mil pessoas, metade delas indígenas que debatem os impactos na região da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.
Foi interrompido por vaias duas vezes. Assim que concluiu sua exposição, a índia caiapó Tuíra se levantou e começou a dançar, facão em punho. Ouviu-se um grito de guerra. Foi a senha para que outros caiapós, também armados e igualmente pintados para a guerra, começassem a dançar e imediatamente o cercassem. Eles rasgaram sua camisa, o jogaram no chão, chutaram e o golpearam com um facão. O corte foi profundo.
A incitação à violência por parte de organizações não governamentais (ONGs) e do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), está patente, pois nos vídeos de Internet e nos jornais das ONGs que anunciavam o evento destacava-se a cena em que Tuíra, há dezenove anos, encostou um facão no rosto do então diretor da Eletronorte, José Antonio Muniz Lopes, hoje presidente da Eletrobrás. (foto) Havia a intenção deliberada de voltar a intimidar o representante do projeto, e novamente com o uso do facão, pela mesma índia, Tuíra, dando ao evento um pretenso simbolismo.
Ainda mais como informou Cláudio Humberto em sua coluna que “O bispo da prelazia do Xingu e presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Erwin Kräutler, (foto) que é acusado por várias pessoas de instrumentalizar a população indígena até mesmo contra autoridades brasileiras, fez uma declaração de que até Deus duvida. Segundo ele, os facões adquiridos por um padre espanhol e usados pelos índios para agredir covardemente o engenheiro da Eletrobras, "são uma ferramenta usada como adereço em suas manifestações". Krautler disse também que, apesar de ser contra "qualquer agressão, qualquer derramamento de sangue", viu o fato como "uma defesa" dos indígenas. "Os índios se sentiram provocados", afirmou.”
O Sacerdote extrapolou, pois para um bispo da Igreja Católica Apostólica Romana, que prega a violência e a luta armada, Cristo não lhe é suficiente.

4 comentários:

Chacon disse...

Para mim é falta de policiamento por parte da PF. Para mim tudo é muito simple"s: desa vez ficou claro que quem apelou foram os índios (diferentemente do que haviam dito da reserva Raposa Serra do Sol), muito bem..., já que a PFpermite que esse pseudo-selvagens, andem com armas brancas por aí, as empresas que enviem sus executivos para essas reuniões, mandem também, seguranças armados até os dentes, se os índios fizerem isso novamente, desse fogo, pois é legitima defesa. Já qe a PF não faz nada...

Anônimo disse...

Esperemos que haja punição exemplar nesse caso, mas...
além da punição desse calhorda (haja calhorda nesta terra por estes tempos) o Vaticano deveria estar atento à esse tipo de atitudes desses imbecís, que estão fazendo a Igreja diminuir cada dia mais.
A continuar assim...

Que tal uma posição do Vaticano, enquanto ainda é tempo?

Anônimo disse...

Chacon meu amigo, os índios são manipulados!
Se eu fosse meter o cacete em alguém (epa)seria no bispo, e nos padres que empesteiam aquilo tudo.
As três coisas que movem o mundo são: sexo, política e religião; esse bispo com nome de alemão, ou é pederasta ou comunista, pois cristão não é.
Vai ver ele é um cristão igual ao Papa, que perguntou onde estava Deus para permitir tamanha barbaridade ao visitar no país dele um campo de concentração nazista.
E esperar o que? um novo massacre insuflado por essa escória de batina?
Segundos antes da agressão, notei uma pessoa sentada ao lado do engenheiro e estava rindo, um branco de cabelos brancos, vi essa cenas no Fantástico.Rindo de que?

Chacon disse...

Oi Marreta, notei tb o cara do lado do engenheiro sem fazer nada, me deixou indignado, tb sei que são manipulados claro, mas mesmo manipulados, não pode entrar com arma, pois se eles pode abre precedente, o problema é que esses uga-ugas estão se sentind a última bolacha do pacote (a mais desejada) por que o padreco esquerdinha, não tem o que fazer da vida, pô vai ajudar ue realmente precisa, o cara tá indo contra o que a religião dele prega (eu não tenho nenhuma religião, que fique claro aqui que não é crítica à religião, aprendi a respeitar todas) ele está semeando a discórdia, e é outro que tem que levar um cacete pra aprender a viver, eu se sou o engenheiro, na proxima reunião estaria com uma 380 na cinta o primeiro uga-uga que se metesse a besta ia levar chumbo no bundão (já que a palavra está em moda) pelado.