2 de mai. de 2008

Ebulição latina

As movimentações pró-autonomia do departamento de Santa Cruz se intensificaram nas últimas horas. A expectativa é de que pelo menos 700 mil pessoas das 930 aptas, compareçam para votar no referendo que acontecerá neste domingo, 4 de maio.
O que será decidido?
Os moradores de Santa Cruz decidirão se querem ou não a autonomia política, administrativa e financeira em relação ao governo central de La Paz. Esta é a região mais rica da Bolívia e caso o SIM vença, o recurso arrecadado nesse departamento não mais será enviado para o governo central em La Paz, além disso, a administração do departamento o responsável pelo direito de propriedade, administração e distribuição de terras.
Segundo analista, é esperado confronto entre os “autonomistas” e os “governistas”.
O resultado, seja ele qual for, mudará o país. Outros quatro departamentos querem a autonomia: Pando, Beni, Chuquisaca e Tarija. Os quatro mais Santa Cruz concentram 80% do PIB da Bolívia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adriana, no que será que isso vai dar? Como reagirá o Foro de São Paulo e a comunidade internacional? Tenho sempre em vista o fato de que não estamos sós... Quando eu era pequena, lembro-me da minha mãe falando que o Brasil era o celeiro do mundo. Hoje parece que essa idéia é fundamental, em outro contexto.
Mas, dentro de uma exigência ideológica, qual o sentido de lutar ou não? A quem servem essas pessoas? Quais são seus interesses?