Por Giulio Sanmartini
O deputado do PT pernambucano Maurício Rands (foto), líder do partido na Câmara informou que “os soldados governamentais para pagar o preòo recomendado pelo Palácio do Planalto”.
Em poucas palavras, para revivescer a em boa hora falecida Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF). São ilimitados os vícios do poder, um dos quais especialmente voraz sobre os bolsos do cidadão: o apetite por impostos. No caso do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em particular, sobra-lhe também criatividade – prática e retórica – para produzir novas fontes de receita, creditando às suas contas o bônus de novos tributos e dispensando a paternidade de projetos politicamente incômodos. Depois de insuflar a idéia, o Palácio do Planalto lavou as mãos e deixou para o Congresso o custo político de recriá-lo.
A decisão foi acrescida de um recado adicional ao Parlamento: ou a CPMF reaparece na vida financeira dos brasileiros ou o Congresso trata de encontrar outra fonte de financiamento para a saúde, que montaria em R$ 10 bilhões anuais.
Todavia, fica difícil entender e tudo torna-se uma falácia na boca presidencial, haja vista, que há poucos dias atrás, o governo fazia ver que não tinha problemas de caixa Mesmo com o fim da CPMF, o governo arrecadou R$ 161,7 bilhões no primeiro trimestre de 2008. Com maior receita, a exigência de mais recursos para a saúde perde o sentido.
O que falta ao governo é competência e sensatez para gerir o que tem.
2 comentários:
Bom pra começar são uns belos de uns sem vergonha, e já que são soldados, gostaria muito que os militares tirassem essa corja de bandidos do nosso querido Brasil, já que são saldados...
Alô, Giulio.
Esse pernambucano safado parece rufião de casa de tolerância (esta é antiga, não) e , o pior, fala com a imponência de um. Reconhecer que é um soldado governamental só cabe na boca de um petista imbecil. Não se peja que teria que honrar os votos que os outros imbecis depositaram nele. É apenas mais um babaca de gravata vermelha. Esse é um daqueles que merecem o título de 'pralamentar'...
Postar um comentário