22 de mar. de 2007

O Chapolin falastrão

O jornal venezuelano El Universal, publicou hoje a matéria “Proyecto socialista de Chávez enfrenta consumismo de Venezolanos”, onde conta o fenomenal aumento no consumo de bens supérfluos pelos venezuelanos.
Diz a matéria que no momento em que Chávez declara que vai instalar o socialismo no país, a sociedade vive um boom consumista e uma desenfreada busca por cirurgias estáticas. Segundo o jornal, 2006 foi o ano das plásticas. O médico Victor Rada afirma que entre consultas e cirurgias, o movimento de sua clínica aumentou 200% no ano passado.
O furor consumista tem levado os empresários a buscarem franquias de carros de luxo como a Mercedes Benz, Audi, as famosas camionetes Hummer e a BMW, que recentemente a representação da rolls royce para vendê-los no país a 500 milhão bolívares (mais de 230 mil dólares).
Esse boom é atribuído à “prosperidade” do petróleo. No entanto, a população considerada abaixo da linha de pobreza, ou seja, com menos de US$ 1 por dia, que era de 47% em 98, passou para 52%. O progresso conseguido por Chávez pode ser constatados nas ruas do centro de Caracas, deterioradas e tomadas por pedintes e ambulantes.










(Veja mais fotos das ruas de Caracas clicando aqui)

Será que o IBGE anda por lá fazendo pesquisa de mercado?????

Nenhum comentário: