14 de mai. de 2007

Nada Funciona

Quando era governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, junto com o porra louca Darcy Ribeiro, idealizaram os Centro Integrado de Educação Pública – Ciep, deveriam ser escolas onde o aluno entrasse pela manhã, passaria o dia inteiro ocupados com atividades escolares e sairiam, como disse Brizola, “limpinhos e gordinhos como leitões”. A coisa não poderia dar certo pois não objetivava a educação, mas um meio de propaganda eleitoral para, como era desejo do governador, chegar à presidência da República.
Os Cieps foram construídos em locais visíveis, ignorando-se a necessidade do local, por outro lado um prédio não da aulas, quem as dá são os professores e o preparo destes foi colocado em segundo plano. A tão decantada Fábrica de Escolas, que os construiria, transformou-se num covil de corrupção e negociatas. Portanto tinha tudo para dar errado e deu.
Esse ano, no Rio de Janeiro, mais de 20 mil alunos passaram 91 dias sem freqüentar escolas e não terão condições de cumprir o ano letivo, dos quase 400 mil alunos matriculados em 2005 (da 5ª a 8ª série) somente 20 mil (5%) receberam o diploma de conclusão. A falta de professores fizeram muitos alunos, especialmente dos cursos noturnos, a abandonar os estudos, um deles diz : “Só tinha aula de Educação Física, Português e Religião. Ia lá pra perder tempo”. Somente 62% do tempo nas escolas é dedicado ao estudo, o resto fica sem uso.
O governador está “muito ocupado” com outros assuntos. Tem que viajar, pilotar um catamarã na travessia para Niterói e jogar bola com o presidente.
O presidente criou o novo PAC: Programa de Aceleração da Cultura, não sabe que esta é inexistente sem instrução.
Mas dele nada se pode exigir porque não tem nem instrução nem cultura. (G.S.)

Leia a matéria em O Dia online

Nenhum comentário: