15 de mai. de 2007

PSDB Critica o PAC

Tenho por hábito não publicar críticas que partem dos partidos do oposição contra o governo. Todavia, as observações que o Partido da Social Democracia Brasileira- PSDB, fará em documento a ser divulgado hoje, sobre o balanço do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, são pertinentes e esclarecedores.
Diz o PSDB, que esse balanço apresentado pelos ministros responsáveis pelo PAC, vale-se de artifícios estatísticos e contabilidade enganosa, que "desempenho do PAC é pior do que o governo tenta fazer crer". Cita o exemplo do comparativo entre duas usinas hidroelétricas, onde é tratado com a mesma importância uma pequena usina que está sendo construída em Mato Grosso - a Toricoejo -, com capacidade de gerar 76 megawatts e que recebeu sinal verde ("satisfatório") com a usina de Jirau, no Rio Madeira, que deverá gerar 3.326 megawatts, mas está parada por falta de licença ambiental e recebeu sinal vermelho. Ainda o fato de que, de 1.646 ações do PAC, apenas 109 foram detalhadas no balanço do governo.
O documento acrescenta ainda, que o governo pretende transformar o PAC,”no Fome Zero do segundo mandato" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Desde o primeiro momento, tem-se a clara impressão de que o PAC é um amontoado de ações - muitas delas velhas, outras tantas que seriam postas em marcha independentemente da atuação oficial - reunidas às pressas para ser o Fome Zero do segundo mandato de Lula. Tal percepção vai agora se consolidando". (G.S.)

Leia a matéria na Tribuna da Imprensa

Nenhum comentário: