29 de jun. de 2007
Tristes Tempos
Entre os anos de 1605/06, o dramaturgo inglês William Shakespeare, escreveu a tragédia Rei Lear, lendário soberano da Britânia, a quem as duas filhas mais velhas junto com os genros haviam-lhe usurpado o trono e ainda arrancado os olhos. O pobre rei se vê nessa desesperada situação, quando chega-se à ele Kent, a quem Lear havia renegado, mas fingindo-se de louco vai guiando o rei privado da vista, pelos caminhos de sua infindável agonia.
Num momento de lucidez. Lear, percebe-se de todo o drama que está vivendo e diz num desabafo: “Tristes tempos em que os cegos são guiados pelos loucos”
Nessa lenta mas inexorável agonia em que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) vem se arrastando há mais de um mês quando surgiu a denúncia que a pensão alimentícia de uma filha fora do casamento era paga por um lobista, encontrou como guias sua tropa de choque da qual fazem parte, Jader Barbalho (PMDB-PA) e Romeiro Jucá (PMDB-RR).
Pode-se fazer uma analogia com Lear, onde Calheiros nos estertores que vive, como o rei cego soltaria seu desabafo, mas dizendo: “Tristes tempos em que os ladrões são guiados pelos mais ladrões”. (G.S.)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário