6 de jul. de 2007

Inércia de Movimento

Chama-se inércia a uma propridade física da matéria que é tendência dos corpos a preservarem o estado de repouso ou de movimento retilíneo, até serem modificados por uma força externa. Principio formulado por Galileu Galilei e confirmado por Isaac Newton (1ª Lei de Newton), simplificando: se um corpo está parado, permanece parado, e se está em movimento, permanece em movimento e a sua velocidade se mantém constante.

Pela nota que segue de Miriam Leitão, pode-se deduxir que oa economia brasileira está em inércia de movimento, movimento este deixado pelo governo anterior (herança maldita), que felizmente esse governo não mexeu. Mas não sabe até quando continuará assim e as conseqüências, que uma mudança poderá causar por falta total de planejamento. (G.S.)
(*) Foto: Lula na sua “inércia” onde o trabalho só aparece na estrela símbolo do Partido dos Trabalhadores do maiô da “Primeira Patroa”.

ECONOMIA VAI BEM, MAS SEM HORIZONTE DE CRESCIMENTO
Por Miriam Leitão

A economia continua produzindo bons números. A produção industrial cresceu pelo oitavo mês consecutivo, puxada principalmente pelo consumo interno e pelos investimentos. O setor que mais cresceu foi o de máquinas e equipamentos, que representou um quarto de todo o crescimento industrial.
Quando se comparam os dados da indústria com os de serviços e agricultura, a indústria está crescendo menos, mas ela está acelerando sua expansão como mostram os dados do IBGE.
A economia vai se segurando, enquanto o país se afunda na crise política paralisante. Tudo o que precisa ser feito para retirar os gargalos e permitir sonhar com o crescimento sustentado está parado ou por incapacidade de gestão do governo, ou por bloqueio no Congresso. Ou seja, a economia vai continuar da mão para a boca, mas, pelo menos por enquanto, está indo bem.

Nenhum comentário: