28 de jul. de 2007

Neologismo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tenho certeza que jamais usou um dicionário e que nem sabe como fazê-lo, mas é responsável por um neologismo que me foi enviado por uma leitora, o verbete é o seguinte:
Lular : Verbo totalmente irregular de estranha conjugação. 1. Ocultar ou encobrir com astúcia e safadeza; disfarçar com a maior cara de pau e cinismo. 2. Não dar a perceber, apesar de ululantes e genuínas evidências;calar. 3. Fingir, simular inocência angelical. 4. Usar de dissimulação; proceder com fingimento, hipocrisia. 5. Ocultar-se, esconder-se, fugir da resposta. 6. Tirar o dele da reta, atingindo sempre o amigo mais próximo, sem dó nem piedade (antes ele do que eu). 7. Encobrir, disfarçar, negar sem olhar para as câmeras e nos olhos das pessoas. 8. Fraudar, iludir 9. Afirmar coisa que sabe ser contrária à verdade, acreditar que os fins justificam os meios. 10.Voar com dinheiro alheio.
A característica dos neologismos é ter uma semiologia dinâmica até firma-se com um significado mais preciso, portanto, Lular atualmente (depois da vaia no Maracanã) pode ser usado também com o significado de: apavorar (se) amedrontar(se), acovardar (se) medrar, amarelar, encagaçar, mijar na perna. (G.S.)

2 comentários:

ma gu disse...

Alô, Giulio

O novo verbete vem bem de jeito para fazer companhia ao já tradicional
malufar...

Anônimo disse...

Como bem disse o Magu aqui acima. Houve uma época que o verbo malufar era sinônimo de roubar. Claro que roubar era uma caneta, um caderno, enquanto malufar era milhõe$ !