31 de ago. de 2007

"Contrappasso"

Por Giulio Sanmartini

Lula tem o desleal sistema de tratar as pessoas como laranjas, depois de chupá-las joga fora o bagaço (acho que foi Roberto Jefferson, quem disse isso), mas isso não interessa muito, o fato é que ele é useiro e vezeiro em agir dessa forma desonrosa e vil. Pode-se citar como exemplo que ele fez com o seu aliado, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que o usou como presidente da Câmara e depois o trocou por Arlindo Chinaglia. Sua lealdade só prevalece para os “companheiros” declaradamente desonesto.
Lula andou toda sua vida pública pendurado na mídia e por esta prestigiado, muitos jornalista simpatizavam com suas pretensões políticas e alguns chegaram a tornar-se seus torcedores fanáticos.
Ascendeu ao governo trazendo a obrigação de “mudar tudo isso que está ai”, mas a realidade mostrou-se bem outra: um presidente incapaz, que do poder somente quer usufruir das benesses, que não gosta de trabalhar, que empurra todas as decisões com a barriga, que tenta jogar para debaixo do tapete os inúmeros escândalos que grassam no país, como jamais se viu antes; que promete sistematicamente projetos mirabolantes, que terminam sepultados. no jazigo da inixeqüibilidade.
Os jornalistas, na prática de sua atividade tem por obrigação moral, levar aos leitores as notícias sem maquiagens mentirosas, o que pare estar contrariando profundamente o presidente Lula, que passou a atacá-la e a culpá-la por sua incapacidade de governar.
Para pessoas assim existe o “contrappasso” de Dante Alighieri, citado no canto XXVIII do Inferno na Comédia: que infligem àqueles como ele, o mesmo tipo de ofensa que infligiu aos outros.

(*) Ilustração, por Domenico da Michelino (1465)

Sobre O assunto escreve Alberto Dines:
“Eu não brigo com a imprensa. Eles brigam comigo...O fato dela [a imprensa] bater não impediu que eu chegasse à Presidência da República e não impediu que eu me reelegesse."
Esta declaração do presidente Lula foi registrada na sexta (24/8), no Paraná. Contém três inverdades:
** Em 2002 a imprensa não bateu no candidato Lula. Ao contrário, o candidato do PT foi tratado pela mídia com respeito e simpatia. Se houve excessos foram a seu favor.
** Foi o presidente Lula quem deu seqüência aos ataques da direção do PT à mídia quando tentou recuperar sua imagem logo depois do escândalo do "mensalão".
** A briga com a imprensa foi puxada pelo presidente-candidato Lula em meados de 2006

Leia a matéria no Observatório da Imprensa.

3 comentários:

Ralph J. Hofmann disse...

A imprensa nem mesmo é onipotente. No caso do plebiscito sobre as armas, apesar de a imprensa maciçamente apoiar o controle das armas o povo soube identificar o fato de que estava lhe sendo imposto um desarmamento sem que o governo pudesse garantir a segurança seja nas cidades, seja de agricultores e fazendeiros nos ermos do Brasil.

Anônimo disse...

Puxa! Texto de Alberto Dines? Acho que ainda resta esperança!

Anônimo disse...

Esse texto foi o grande aperitivo da semana da imprensa golpista. Até O Globo o reproduziu na íntegra, para atacar o governo (obviamente), em sua edição do dia 31.
Quanto ao comentário do Sr. Hofmann, inclua também o maciço apoio da imprensa à candidatura do PSDB em 2006 e povo soube identificar o fato de que estava lhe sendo imposto um lésa-pátria.