26 de ago. de 2007

Não tem Nada a Ver!

Por Giulio Sanmartini

"Ele fez tanta coisa que nós (Getúlio Vargas) temos até o direito de discordar, agora tivemos tantos presidentes que não fizeram nada que a gente nem lembra que foram presidentes da República" , disse Lula em um de seus mais recentes “comícios”.
Mas Getúlio Vargas tem seus senões, que alguns como Lula, não sabem e outros fazem questão de esquecer. Antes de mais nada foi um ditador que derrubou um presidente constitucionalmente eleito, Washington Luiz e impediu outro de assumir Julio Prestes.
Nos seus 15 anos de ditadura, criou o DIP (órgão encarregado de censurar a imprensa e os meios de comunicação. A Polícia Especial, para prender e torturar seus opositores, foi dos porões desta que saiu Olga Benário Prestes, mulher do líder comunista Luiz Carlos Prestes, que foi deportada com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para a Alemanha hitlerista, que pela condição de comunista e judia terminou sendo morta na câmara de gás do campo de concentração de Bernburg.
Vargas enfrentou e esmagou duas revoltas contra a sua ditadura, em 1932, a Revolução Constitucionalista e em 1935 a Intentona Comunista.
A tendência política de Getúlio pendia para o nazi-fascismo, tinha como exemplo Mussolini, mas durante a Segunda Guerra virou a casaca para os Aliados, em troca da Usina Siderúrgica que foi instalada em Volta Redonda, beneficiando a política de seu genro, Hernani do Amaral Peixoto.
Desse período, não se pode perdoar a Getúlio Vargas o que deixou de fazer, haja vista que ninguém até hoje, na história da República teve o seu poder.
Seu retorno como presidente eleito foi um equívoco, que quando percebeu que estava sendo usado para atos ilícitos por seus parentes e aliados, coma hombridade que nunca abandonou, resolveu matar-se
Lula, insiste em comparar-se a Getúlio Vargas, mas não há a mínima semelhança entre os dois, primeiramente porque Getúlio trabalhava muito e Lula e a expressão máxima da vadiagem humana. Depois Vargas tinha hombridade, coisa que Lula....bem, deixa isso para lá!
(*) Foto: Getúlio Vargas ao centro, com as tropas vencedoras de Revolução de 1930

4 comentários:

ma gu disse...

Alô, Giulio

Eu torço para que ele continue a comparar-se cada vez mais com O Pai dos Pobres (Ui!).
Quem sabe não reproduz o gesto máximo que a figura cometeu?

Anônimo disse...

O q nós devemos nos preocupar com as comparações entre lula e vargas é que, tanto um quanto outro não gostam de ser contrariados, ou seja, ambos tendem ao absolutismo. Um conseguiu. Quanto ao outro, sei não...

Anônimo disse...

é sempre bom lembar que olga benário era uma agente policial e que assassinou, no brasil,uma menina de 16 anos,simplesmente porque esta como amante de um canalha comunista conhecia os outros canalhas comunistas.

humberto sisley

Anônimo disse...

Lembrem-se, se não me engano,Vargas criou os cartórios,CLT etc...Portanto acho que grande parte do atraso brasileiro se deve a ele.