31 de ago. de 2007

Para Lula Ler (Caso Não Esteja com Uma preguiça “Disgramada”).

Trecho o relatório da Comissão de ética do Senado que pede a cassação do senadro Renan Calheiros (PMDB-AL):
- Não obstante a ninguém seja correto opor relação de amizade com quem quer que seja, é fato que o homem público deve ter o cuidado de distinguir, em sua vida pública, o que é aceitável do ponto de vista do agir ético. Ter amigo em alguma atividade que possa gerar conflito de interesses em relação ao cargo que se ocupa, de per se não é reprovável. É reprovável, entretanto, aquele que exerce função pública permitir que esta relação de amizade possa trazer qualquer dúvida quanto a sua conduta. Qualquer político, (em especial aquele que exerça cargo de importância) deve zelar pela honorabilidade de sua posição, não permitindo que sobre si pairem quaisquer dúvidas relativamente à ética.
Portanto é inoportuno e contrário à liturgia do cargo, o presidente da República deixar-se fotografar, muito a vontade, com um patife que está para ser cassado. (G.S.)

(*) Foto: O presidente Lula e Renan Calheiros no Palácio do Planalto, durante a solenidade de lançamento do livro "Direito à Memória e à Verdade" (29/8).

Nenhum comentário: