23 de set. de 2007

Políticos Desonestos Fazem Perigar a Democracia

Teoricamente o Brasil é governado num regime democrático, mas quando o comparamos com o que é na realidade democracia em seu grande número de definições, mas em todas a prevalência do poder do povo majoritário sem desrespeito as minorias, vamos ver que na realidade não existe essa tão propalada democracia, que se faz presente tão só pelo fato de ter o regime enfrentado grandes crises de ética por parte de seus governantes sem cair na anarquia.
Mas a alma o povo, é totalmente ignorado especialmente por aqueles que são eleitos pelo próprio povo para ocupar as cadeiras do Congresso Nacional
Alguns ainda criticam o eleitor que não saberia votar e que precisa, nas próximas eleições, eleger novos representantes que obedeçam as regras da democracia. Entretanto, ouço tais comentários desde que me conheço por gente, as eleições se repetem, novos candidatos são eleitos e o resultado final está aí.
Em resumo, a democracia brasileira é aquela em que todos tem o direito de manifestar-se mas o povo não manda nada, só tem obrigações e um voto que efetivamente não vale nada. O clamor público tem que ir cada vez mais às ruas para fazer prevalecer de fato os direitos dos cidadãos. Caso contrário o eleitor ficará sujeito às tratativas de Brasília e de um Congresso que envergonha, pois distorce os valores éticos da sociedade.
Está medida urge em ser adotada, para que o país num dito jocoso (espero que seja) de Millôr Fernandes: "bons tempos aqueles em que os Três Poderes eram o Exército, a Marinha e a Aeronáutica". (G.S.)

Leia a matéria de Alcides Amaral, no Jornal do Brasil online

Nenhum comentário: