6 de jan. de 2008

Com a Sorte nas Termelétricas


A falta de gás poderá ocorrer por falta de chuvas para encher os reservatórios das hidrelétricas. Se faltar chuva, as usinas térmicas devem ser acionadas para poupar água. Com isso, vai faltar gás para abastecer parte da indústria, a frota movida a gás natural e parte do consumo residencial do Rio e São Paulo.
Quando as térmicas são acionadas para atender a demanda do sistema elétrico, as distribuidoras que têm contratos com a Petrobras, como a CEG, a CEG-Rio e a Comgás, para receber esse insumo, ficam sem o combustível, porque a estatal tem um Termo de Compromisso com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que a obriga a dar preferência para atender ao sistema elétrico.
O Operador Nacional do Sistema Elétrica (ONS), é o responsável pela gestão de energia elétrica do país e é quem aciona as térmicas em caso de necessidade.
Os reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste estão com apenas 45,48% de sua capacidade preenchida, muito abaixo de sua média histórica. Para enfrentar com segurança a próxima temporada de seca que começa em abril, esses reservatórios deverão ter, pelo menos, 68% de sua capacidade. Do contrário, o ONS vai acionar a geração de energia a partir das térmicas para poupar água.

Leia a matéria de Rivadávia Severo no Jornal do Brasil online

Nenhum comentário: