16 de jan. de 2008

É muito ministro

Oficialmente, o governo Lula inclui a Presidência da República e 37 ministérios. É quase impossível decorar o nome de todos os integrantes do primeiro escalão, até para jornalistas, obrigados a acompanhar o sobe-desce, nomeia e troca dos cargos.
Num teste para checar o grau de conhecimento dos atuais ocupantes, a colunista pôs-se a acessar os sites governamentais. E descobriu o tamanho do desafio. "A informação sobre os ocupantes de cargos na estrutura do governo federal (titulação, áreas de atuação e órgãos) está disponível no banco de dados do Sistema de Informações Organizacionais da Administração Pública Federal (Siorg). São mais de 53 mil órgãos cadastrados; com mais de 49.500 titulares; localização em 1.400 cidades; e descrição detalhada das finalidades e competências. Com informações do Diário Oficial da União, o Siorg é coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão".
Mais modesta, procurou o relativo apenas à Presidência da República. É uma estrutura para não deixar nenhum amigo ou neo-aliado de fora. Engloba a Casa Civil, Secreteria-Geral da Presidência da República, Secretaria de Relações Instituticionais, Secretaria de Comunicação Social, Gabiente de Segurança Institucional, Advocacia-Geral da União, Secretaria de Imprensa e Porta-Voz, Secretaria Especial de Políticas de Mulheres, Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Secretaria Especial de Direitos Humanos, Secretaria Especial e Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Secretaria Especial de Portos, Núcleo de Assuntos Estratégicos, Controladoria-Geral da União, Comissão de Ética Pública e uma dezena de variados conselhos, muitos deles ainda com cargos vagos. E ainda o Sistema Público de Comunicação do Brasil.

Leia a matéria no Jornal do Brasil online

2 comentários:

Anônimo disse...

Espelho, espelho meu, existe teta maior que esta?

Anônimo disse...

Bastava um homem!