14 de jan. de 2008

Fala e desfala. Seria bom entrar num acordo!

Desde o começo do ano 24 casos suspeitos de febre amarela foram notificados no país. Do total, 17 ainda estão sob investigação. Ontem (dia 13), o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, foi à TV e, em pronunciamento em cadeia nacional, afirmou que “não existe risco de epidemia”. Durante o pronunciamento, Temporão afirmou que o governo tem adotado medidas para proteger Estados e municípios contra a febre amarela. Ele reforçou a necessidade de vacinação para as pessoas que vão viajar ou moram em áreas de mata, consideradas zonas de risco. "Se você não mora ou não viajar para estas regiões não precisa se vacinar. Quem já se vacinou pode ficar tranqüilo: o efeito da vacina protege as pessoas durante dez anos", afirmou. Como argumento para descartar o risco de uma epidemia, o ministro afirmou que o não registra casos de febre amarela urbana desde 1942. "Os casos registrados de lá para cá foram todos de febre amarela silvestre, ou seja, de pessoas que contraíram a doença nas florestas".

(clique para aumentar a imagem)

Alguns comunicados oficiais:
20/12/07
- Ocorrência de mortes de macacos (epizootias) no Brasil. (leia aqui)
20/12/07: A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo emitiu um ALERTA para a Intensificação das ações de controle da Febre Amarela (Leia trecho do comunicado abaixo ou clique aqui)
27/09/07: Ocorrência de mortes de primatas não humanos, suspeitas de Febre Amarela no Estado do Rio Grande do Sul. (leia aqui)

ALERTA PARA A INTENSIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE CONTROLE DA FEBRE AMARELA - 20/12/07 (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo)

Considerando os 2 casos humanos confirmados de febre amarela, no município de Jataí (GO), em abril de 2007 e a confirmação de Febre Amarela em macaco no município de Aparecida de Goiânia e mais recentemente em outro macaco em uma reserva de um condomínio residencial em Goiânia recomendamos a intensificação da vigilância epidemiológica e ações de vacinação nos municípios próximos ao estado de Goiás, principalmente em caminhoneiros, migrantes e ecoturistas para essa região.
Em 2007 foram notificadas epizootias (morte de macacos) em outros estados: Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Piauí, Distrito Federal e Rio Grande do Norte, tendo confirmação laboratorial em Goiás, até o momento.
Neste ano, foram registrados 6 casos humanos, sendo 2 casos em Goiás, dois no Amazonas, um no Pará e um em Roraima, com 5 óbitos.
Em 2004, 2005 e 2006 os casos confirmados no Brasil ocorreram no Amazonas, Pará e Roraima.

Um comentário:

Anônimo disse...

Governo afirma que não havia risco...
EM 2007!!!!!


Em 2008, se ESSE governo afirma que não há risco... é melhor se preocupar!