27 de jan. de 2008

Parlamentares brasileiros entraram numa fria.

Um grupo de treze parlamentares brasileiros, que foi à Antártida a convite da Marinha, está retido no continente gelado. Os deputados e senadores viajaram para a base brasileira no continente antártico na quinta-feira (24) e deveriam voltar no dia seguinte, mas a chegada de duas frentes frias ao continente impediu a viagem de volta.
Fazem parte da comitiva: o senador Renato Casagrande, relator da Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas, e os deputados: Maria Helena (PSB); Ricardo Tripoli e Fernando Chucre (PSDB); Wellington Coimbra e Colbert Martins (PMDB); Jorge Maluly e Luciano Pizzato (DEM); Moreira Mendes (PPS); Edmilson Valentin (PC do B); Paulo Teixeira (PT); Fábio Ramalho (PV); e Vinícius Carvalho (PT do B).
Para que os parlamentares voltem ao Brasil é preciso que o tempo permita que um avião pouse no continente antártico e os leve de volta para a cidade de Punta Arenas, no extremo Sul do Chile. Enquanto isso não acontece, eles permancem na base chilena no continente. "Não posso dizer que estamos confortáveis, mas estamos bem. A base chilena tem nos dado todo o apoio", afirmou o senador Renato Casagrande.

2 comentários:

Anônimo disse...

Puxa vida. Pena que o Lula nã foi junto com o aerolula, ele que gosta tanto de viajar... Aí teráiamos um companheiro para o picolé de chuchu.

Anônimo disse...

Adriana, A sorte do grupo é a Estação Chilena (sempre foi organizada e equipada; tive referências há cerca de quinze ou vinte anos, quando um amigo escreveu um livro sobre a Antártida). Não lembro a outra Estação que era bem aparelhada. Que o tempo fique ameno e permita o breve retorno (tudo pode complicar se surgir algum problema de saúde). Na época que o amigo chegou a visitar, tinha um navio russo na área e outros barcos grandes (fugiu o nome do barco brasileiro - foi muito comemorada a primeira viagem). Inspirava uma certa calma (são navios que rompem camadas grandes de gelo e muito bem equipados, com uma equipe de bordo especial e treinada). Vamos esperar o melhor, pois a região é inóspita (cada um vai ter que ter saúde de ferro, bom ferro). Tenham breve retorno.