10 de mar. de 2008

Bolsa Família não detêm a evasão escolar

O mais importante programa social do governo Lula, o Bolsa-Família, atende hoje quase um quarto da população do País (45,8 milhões), mas não está conseguindo cumprir um de seus principais objetivos: fazer com que as crianças completem ao menos os oito anos do ensino fundamental.
Cruzamento de informações feito pelo Estado, com dados dos Ministérios do Desenvolvimento Social e da Educação, revela que nos 200 municípios onde há mais famílias dependentes do Bolsa-Família a evasão escolar, contando os abandonos da 1ª a 8ª séries, cresceu entre 2002 e 2005.
Em alguns casos, o número de crianças que deixam a escola mais do que dobrou. Em todas as cidades mais da metade é atendida pelo programa. O abandono escolar cresceu em 45,5% dos municípios (91) com mais atendimentos do Bolsa-Família. Em outros 18,5% (37 cidades) não houve piora ou melhora significativas - a variação foi de menos de 1 ponto porcentual para mais ou para menos. Juntos, a piora do abandono e a manutenção da péssima realidade escolar somam 64%.

Leia a matéria na Agência Estado

3 comentários:

ma gu disse...

Alô, Giulio.

Pois é. Enquanto isso a Globo, cúmplice de D. Luis I, divulga como o programa é maravilhoso. O Globo Rural mostrou esta semana uma cidade no nordeste da Bahia, como a bolsa a mudou, com a injeção desse dinheiro. Provavelmente escolhida a DEDO, com pouco desvio de finalidade. Não combina com o cruzamento das informações. O próprio administrador da bolsa, naquele município, um funcionário municipal, contou como é difícil controlar a distribuição, pois depende da honestidade da população.

roberto leite disse...

Giulio
escrevi algo a respeito deste assunto em meu blog com uma sugestão patriótica para os políticos que realmente representarem os eleitores
http://rleite.wordpress.com
um abraço
Roberto Leite

Getulio Jucá disse...

Olá Giuliu,

Magu, eu tbem acompanhei o citado programa, como sempre faço!

Enquanto assistia, fiquei imaginando:-O que eles (a Globo) receberam para rasgarem elogios ao Bolsa-Familia numa programação dirigida especificamente à área Rural ??? Que público alvo queriam atingir? Com certeza conseguiram atingir bem no alvo: o povo do campo que por todo esse país assistem o programa "Globo Rural".
Propaganda gratuita do governo? Não acredito...Será que a Globo entrou nessa gratuitamente?

Quando terminou o programa, fiquei pensando comigo mesmo: o governo até poderia usar o programa da Globo para fazer propaganda dos seus programas sociais, tendo em vista que a Globo foi IMPECÁVEL ao rasgar elogios ao Bolsa-Familia, esquecendo a finalidade central do programa.
Sairia melhor do que os que são criados e apresentados pelo proprio governo.

Alguma coisa teve em troca!
A verdade ainda vai aparecer.