28 de mar. de 2008

Uma história de Carlos Lacerda

Por Giulio Sanmartini

Os deputados Carlos Lacerda (foto), jornalista proprietário do "Tribuna da Imprensa", e Ivete Vargas, sobrinha do presidente Getúlio Vargas, trocavam “afagos” no plenário da Câmara. "Vossa Excelência é um purgante", exclamou Ivete certa vez, em aparte a Lacerda, que, de chofre, como se dizia na época, devolveu a carícia: "E Vossa Excelência é o efeito".
De outra feita, Ivete adentrou o plenário chamando-o de “filho da puta”, ao que Lacerda antes fez-lhe ver que estava quebrando o decoro, pois deveria declarar com todo o respeito: “Vossa Excelência é um filho da puta" e concluiu de forma mais caustica ainda: “Vossa Excelência é muito jovem, não tem idade para ser minha mãe".
Uma das tiradas mais irônicas de Lacerda eu testemunhei. Na época 1963, trabalhava no Palácio Guanabara, com bastante acesso à sala do governador, que era Lacerda. Estávamos todos meio constrangidos com a morte de um amigo nosso que Lacerda colocara na Secretaria de Segurança e por intempestividade e incompetência fora atingido por uma rajada de talhadora, disparada por um Policial Militar, o que se chama “fogo amigo”.
Acabáramos de receber a notícia, Lacerda calou-se e ficou cabisbaixo, todos evitavam falar, mas aí chegou um desavisado e pergunto de que tinha morrido o tal amigo.
- De peritonite – respondeu um dos presentes.
- Que desagradável – e o perguntador continuou – O que é peritonite.
Nesse ponto concluímos que nenhum dos dois sabia do que se tratava, mas o sujeito não querendo perder a pose, foi em frente:
- Ora você não percebe pela palavra terminada em “ite” que é inflamação do peritônio.
Lacerda que parecia alheio ao fato, virou-se para esse tal e de chofre soltou a ironia:
- Então por esse tua teoria, Judite é inflamação de judeu?
Claro que a conversa foi encerrada.

5 comentários:

Anônimo disse...

Caro Giulio,
Já imaginou um gênio como Carlos Lacerda diante de uma Ideli Salvatti?
Tadinha dela.
Jamais Banânia terá políticos como Lacerda.
Assim como jamais teremos um outro Paulo Francis, que muita falta nos faz em dias atuais.

Anônimo disse...

Alo Giulio, essa foi demais, e vai para meus arquivos implacáveis.
Desse jeito você vira meu editor favorito.
Essa da "Judite" foi uma tacada de mestre.

ma gu disse...

Alô, Anônimo.

São tantos que nos fazem falta! Além do Francis, Stanislau Ponte Preta, o Barão de Itararé, O Pasquim, Carlos Estevão, e muitos outros...

Anônimo disse...

Bem, gosto muito do Arnaldo Jabor, também. Mas andei recebendo pela internet uns textos, dizendo que há uma imensa propaganda oficial contra ele. Se for verdade, é claro que só isso poderia acontecer contra alguém inteligente.

Cantinho do Joe disse...

Giulio,naquela época,meu pai,motorista da redação do 'O Jornal',adorava levar para casa,tanto A Tribuna quanto o jornal do Tenório Cavalcante.Divertíamo-nos muito.Vc lembra?