18 de abr. de 2008

Sobre a fala do General

Do Noblat, sobre a reportagem da Folha Online.
Clube da Aeronáutica ameaça Lula
- Que o presidente não se atreva a tentar negar-lhe [ao general Heleno] o sagrado dever de defender a soberania e a integridade do Estado brasileiro [...]. Caso se realize tal coação, o país conhecerá o maior movimento de solidariedade, partindo de todos os recantos deste imenso país, jamais ocorridos nos tempos modernos de nossa História", afirmou em nota o tenente-brigadeiro Ivan Frota, do Clube da Aeronáutica.
O general Heleno criticou a política indigenista do governo federal.

Comentário: Quero ver a coragem de Lula em desafiar agora o exército. Chamou o Jobim pois "queria esclarecimentos" sobre a fala do general apenas para não passar a imagem de covarde. Quero ver até onde vai essa sua valentia. Como postei ontem no blog, o general conseguiu uma "bandeira" que une as forças militares. Se o exército existe para defender nossas fronteiras, o pensamento do general deve estar ecoando pelas casernas do país. Ir contra o que ele disse é brincar com o perigo.
É bom? Não creio que os militares sejam os mais indicados para discutir política, mas isso deve servir para dar um freio nesses "esquerdistas escoceses", como disse o general, referindo-se àqueles esquerdistas que apreciam a famosa bebida britânica.

3 comentários:

Anônimo disse...

Cassio, não contesto nada do que você comentou,embora o Noblat tenha carregado nas tintas,estimulando uma cisão militar, o que não é verdade, o general é um homem de princípios e não pretende dar um golpe para tomar o poder e estabelecer uma ditadura militar,coisa que o PT fez se aproveita da democracia para estabelecer uma cleptocracia.
Não existe nenhum oficial general nas FFAA, querndo dar golpe, existe sim brasileiros que não concordam com a avacalhação das instituições.O General Heleno é um deles, e eu acho muito bom que seja assim.
Eu e muitos outros brasileiros pensamos assim, tenho certeza.
Um general não é fabricado com propinas,ajudas de custo,doação de campanha e caixa dois, nem leva grana de empresa para quebrar o galho depois.Um oficial quando parte para o combate, nenhum de seus soldados pergunta quanto vão ganhar depois.São fabricas diferentes, uma fabrica homens e a outra...

Anônimo disse...

Penso que se o Gal Heleno falasse um décimo do que ocorre por lá, possivelmente, seria afastado.

Pouco do que sabemos, fede.

O Haiti é aqui...

Ammqard

Cassio disse...

Marreta, tb acredito que essa não foi a intenção do militar (um golpe). Mas a defesa do nosso território, mais do que nossas das instituições, está na cerne do pensamento militar, e nisso acredito o motivo para ele ter sido tão incisivo e ter tido o apoio dos colegas. Os petistas vão ficar quietos, ou pretendem abafar o "negócio" e deixar tudo como está. Está bom assim!
Mas, se Lula mantiver o que prometeu aos índios - manter a reserva de fronteira contínua - o descontentamento dos militares vai aumentar. Veremos os próximos passos.