24 de mai. de 2008

Casa da Mãe Joana

Por Giulio Sanmartini

Nessa sexta feira passada, quando seria realizada a cerimônia de assinatura que criou a União de Nações Sul-Americana, no centro de Convenções Ulisses Guimarães (Brasília), a luz apagou.
Por um pequeno tempo o prédio ficou às escuras, inclusive a sala onde estavam os presidentes, mas logo os geradores entraram em funcionamento tudo voltou ao “normal”
Hugo Chávez, resultado da hibridação de bufão de circo mambembe com, com ditador de opereta, fez sua graçola, atribuindo a culpa do apagão ao presidente estadunidense George Bush, como não teve a reação que eles esperava dos presentes, mudou dizendo que a culpa era de Alan Garcia, presidente do Peru.
Mas a coisa não ficou só nisso, nas duas salas de imprensa montadas para mais de 300 jornalistas, que estavam cobrindo o evento, os telões que mostravam a reunião apagaram-se em diversos momentos e o som deixou de funcionar.
Os jornalistas tiveram que recuperar parte das falas dos presidentes com assessores de imprensa.
A ironia da falta de luz é que, um dos temas da reunião era a integração do sistema energético.
Depois da assinatura do tratado, a portas fechadas, os participantes foram almoçar no Itamaraty e fim de papo.

(*) Foto: O presidente Lula discursa durante a cúpula do UNASUL (União dos Chefes de Estado das Nações da América do Sul) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília. 23/05/2008.

Um comentário:

ma gu disse...

Alô, Giulio.

Pelo menos, a própria incompetência se encarrega de envergonhar essa quadrilha e seu representante mor...