25 de mar. de 2007

Triângulo das Bermudas

Alguns leitores devem estar estranhando o sumiço de uma nota publicada aqui na coluna com o nome: “Ganhei um censor!!!”. A matéria foi inserida às 3:26 h da madrugada, assim que recebi um alerta do Google que me informava da publicação de um artigo meu no site Olhar Direto. Quando entrei no site via a mensagem: “coluna não encontrada”. Era a segunda vez em menos de 24 h que um escrito meu era retirado do site. O primeiro falava das complicações jurídicas e policiais do deputado estadual José Riva (PP/MT), fato que foi revelado aqui na coluna. O segundo é uma análise do comportamento político do governador de MT (Infinito enquanto dura).
Vocês podem estar se perguntando o porquê de artigos meus serem publicados e depois retirados do tal site. Pois bem, vamos aos fatos:
Nunca pedi para que meus artigos fossem publicados no referido site. Pelo contrário. Há pouco mais de um ano o então secretário da agricultura de Mato Grosso Cloves Vettorato me ligou pedindo minha autorização para inserir no Olhar Direto um dos meus artigos, a permissão foi dada. A partir disso vi que alguns dos meus textos eram copiados do jornal A Gazeta ou do prosa e política e inseridos no site. Incomodada enviei um e-mail ao dono do site, conforme pode ser lido aqui:



De: Adriana Vandoni [avandoni@uol.com.br]
Enviado em: segunda-feira, 17 de abril de 2006 03:15
Para: 'coutinho@olhardireto.com.br'
Assunto: ADRIANA VANDONI
Cuiabá, 17 de abril de 2006

Olá Marcos Coutinho, como vai?
Marcos foi com surpresa que vi um artigo meu “Ignorância: a mãe de todos os
males”, publicado no Jornal A Gazeta no dia 09/04, inserido em seu site.
Meses atrás outro texto “Afinal, onde fica Mato Grosso”, foi publicado por você a pedido do Secretário Cloves Vettorato, que antes me pediu autorização.
Por isso, peço a gentileza de apenas publicar meus textos com a minha autorização.
Sei que você irá compreender.
Grata
Adriana Vandoni


Mas, no final de 2006 o jornalista Enock Cavalcanti, aquele meu amigo petista, passou a assinar uma coluna dentro do site Olhar Direto, a Página do E. A ele não só dei autorização, como envio todos os meus artigos. Enock só tomou conhecimento do sumiço do meu artigo na sua coluna quando eu o avisei, ou seja, não foi ele quem retirou do ar.
Pois bem, ainda durante esta madrugada meu artigo, assim como num passe de mágica, voltou a aparecer no site.
Motivo?
Uma provável crise de peso na consciência, afinal, era a censura praticada por um jornalista.
Ou alguma “força maior”, vai saber!!!!
O motivo não me importa, sei que alguns não têm liberdade para republicar minhas matérias. Eu até entendo. Afinal, é de fato, preciso ter uma independência muito grande dos poderes constituídos para emitir opinião própria e nem todos possuem essa independência.
Só lamento que ainda hoje os veículos de comunicação se submetam aos humores e rumores políticos.
Em homenagem ao jornalista que hora põem hora tira matérias, resumo sua postura com esta charge do Sponholz que encontrei:

Um comentário:

ma gu disse...

Alô, Adriana

A charge me lembrou a seguinte história (detesto estória):

O sujeito estava no zoológico, em frente à jaula do chimpanzé, jogando aquele amendoim japones. Estava se divertindo porque, cada amendoim que o macaco pegava, primeiro enfiava lá atrás para depois comer. Acabou esperando o tratador chegar para saber o porque daquilo.
Depois, o tratador explicou que o macaco uma vez comeu um abacate inteiro. Teve de ser operado. Desde então, ele experimentava antes tudo o que comia, para ver se passava.