10 de jul. de 2007

Quem será o nosso Lutero?

Por Laurence Bittencourt Leite, jornalista

A cada dia fica mais claro para mim, porque de alguma forma Lula foi preservado (blindado como dizem) e continua sendo por essa classe política que infesta o parlamento brasileiro. Falta de moral para acusar o Presidente. Quem teria estatura moral para pedir impechament de Lula dentro do quadro político anterior e do atual? Estamos diante de um quadro simplesmente alarmante de corrupção envolvendo as duas casas políticas do Congresso Nacional. É escandaloso.
Há as exceções? Contamos nos dedos. Mas são tão poucos. Raríssimos. O incrível nisso tudo, diante da população brasileira, é que se o Governo do presidente Lula e o próprio PT são mal avaliados, a pessoa do presidente não é. É incrível isso. Como pode? Isso cheira a esquizofrenia. Como se houvesse uma separação entre o presidente e o seu governo.
Logo, faz sentida a percepção do senador Jarbas Vasconcelos dizer em entrevista a Augusto Nunes, que Lula age como se estivesse no palanque, como se não fosse parte do governo. Como se os problemas do seu governo, não fosse responsabilidade sua (dele, de Lula). È incrível isso. Gastos com cartões por parte de funcionários do governo Lula só nos 06 primeiros meses do ano, batem recorde. Dinheiro do povo. É incrível. Tudo isso impune. Mas como ou quem reclamar se os próprios deputados e senadores estão cheios de mordomias, outras mordomias?
Até quando isso vai durar? O Brasil lembra muito a Idade Média, onde a Igreja vivia em um antro de corrupção, de amoralidade, pregando miséria mas vivendo contraditoriamente de fortunas, cheia de terras. O clero deitado em mordomias. No entanto, e apesar das poucas criticas como as feita por Erasmo de Roterdam, nenhuma reforma era praticada, e que quem ousasse reclamar de forma mais dura era queimado vivo pela Inquisição.
Bom, mas ai surgiu Martinho Lutero e as Reformas. Quem seria o nosso Lutero? Quem? Lutero pôs abaixo toda podridão da Igreja Católica e fez surgir o capitalismo e a Reforma Protestante. Volto a perguntar: quem será o nosso Lutero? Parece que está difícil surgir no nosso horizonte. De qualquer forma vamos torcer e vamos rezar. Parece ser o que nos resta.

Nenhum comentário: