28 de jul. de 2007

Sou uma besta à quinta potência

Por Ralph J. Hofmann

A minha vaidade de quase uma vida acaba de ser exposta por nem mais nem menos do que o Presidente Lula. Confesso, sou uma besta.; Mas não uma mera besta quadrada. Qualquer um pode ser uma besta quadrada. Basta fazer um curso de inglês ou de espanhol e a pessoa disporá de dois idiomas, donde será uma besta quadrada (BESTA)2. Já no meu caso, as agruras do destino, a fuga de meus pais da Europa, os anos em África, os primos no Uruguai me fizeram ser uma besta à quinta potência. Se uma besta quadrada é mau, segundo o Presidente Lula, então imaginem o que eu sou. Sou o chato do chato, o cri-cri do cri-cri.
Mas pergunto, como o Presidente Lula classifica seus assessores que viveram em Cuba. Espanhol Pode? Ah! E alemão pode? Não? Mas se for alemão aprendido na antiga Alemanha Oriental. Pode. Russo pode?
O Jimmy Carter tem de aprender português para vir ao Brasil? E o Hugo Chavez não precisa aprender português para vir ao Brasil?
Se o Lula vai à França não devia aprender francês. Não? Nem inglês para ir a Washington?
A Sra. Marisa, já fala italiano. Ou deve falar, pois é italiana. Suponho que então numa visita de estado À Itália poderá falar pelo cônjuge. Não é Presidente Lula?
E o pessoal da ABIN como fica? Se falar inglês ou seja que idioma for é besta. Se for besta não deveria estar na ABIN. Mas se não falar outro idioma como pode examinar documentos interceptados de estrangeiros que ameacem a Pátria Mãe Gentil? É o Ardil 22. Se admitir que fala inglês é relegado ao desprezo. Se não falar inglês não consegue cumprir suas funções.
As perguntas candentes são:
Se falar um idioma estrangeiro torna o sujeito besta;
- No vestibular de 2007 haverá língua estrangeira?
- Nas escolas seguirá havendo ensino de língua estrangeira?
- Nossos estudantes de pós-graduação, fazendo doutorado no exterior, não serão elegíveis para empregos em universidades públicas pois vem poluídos com um idioma estrangeiro?
Fica aqui uma sugestão salomônica. O Brasil abandona o português, um idioma de colonizados e adota o Tupi-Guarani como idioma oficial.
Ou se for necessário ter um idioma internacionalmente compreensível adotemos o Tupi-Guarani mais o idioma latino, assim atendendo a anseios do Papa atual.

2 comentários:

PapoLivre disse...

O magnânimo de besta entende muito, pois é a própria brsta, os animais irracionais se conhecem. Quem fala muito acaba dando bom dia ao cavalo, papagaio também fala. Nós merecemoss o castigo, smos Sodoma e Gomorra.

Anônimo disse...

lula é a Besta do Apocalipse !!!