22 de out. de 2007

E agora, meu cão é um tarado?!

Por Fabiana Sanmartini

Sabe aquele hábito desagradável de montar nas almofadas, bichinhos de pelúcia, nos outros cães, nas suas pernas ou pior nas da visita? Muitas são a razões da cópula em qualquer coisa. Num local com vários cães, o “tarado” monta nos outros para mostrar dominância, até a vítima estressar-se.
O que pode facilmente levar uma briga, caso o assediado não conseguir se desvencilhar do montador. O assediado sempre sai cansado, assustado e estressado. Outras vezes este hábito vem da necessidade de chamar a atenção do dono. Este comportamento começa quando os cães são ainda filhotes e brincam com os irmãos de ninhada, neste caso, tudo bem, faz parte do crescimento. Um filhote maiorzinho já deve ser repreendido. A situação, quando não repreendida, coloca muitas vezes o proprietário em situações, no mínimo, embaraçosas. Quando chega uma visita e seu simpático cãozinho monta das pernas da sua tia, da sua sogra, dos seus amigos... Não é muito diferente do menino que mostra o “pinto” e a família acha uma “gracinha”, vejam só ele já é um homenzinho!
Quando o animal ainda filhote começa a copular com qualquer coisa, vale a intervenção, uma bronca, borrifar um pouco de água, para que o susto interrompa o comportamento indesejado. Não agrida seu animal, seja apenas enfático. Caso ele saia correndo por conta da água, não vá atrás dele, se não o cão vai entender que você está brincando. Procure destacar o bom comportamento e recompensá-lo. Petiscos, uma bolinha de tênis, um pouco de atenção quando chegar do trabalho ou da escola pode ser suficiente para livrá-lo do incomodo de ter seu cachorro tido como o tarado do bairro. É claro que isso tudo não vai funcionar da noite para o dia. Cães aprendem por repetição. Seja paciente, constante e coerente no seu comportamento. Ou seja, o cão é recompensado por este tipo de comportamento, SEMPRE e repreendido por aquele. Lembre-se que você tem responsabilidade pelo bem estar do seu animal, promovendo sua saúde, educação, lazer...

(*) como qualquer foto de um cão na situação que descrevo seria de mau gosto, ilustro o artigo com um belíssimo bassê.

Nenhum comentário: