10 de jan. de 2008

A Febre Amarela

Por Giulio Sanmartini

Há algo mais que dois anos dois anos, como sói, Lula teve um surto de falsa grandeza. Entregando ambulâncias a algumas prefeituras não teve pejo em declarar que a saúde pública no Brasil, estava atingindo níveis de qualidade do primeiro mundo como jamais fora visto na história do país. Depois a coisa mostrou-se bem diferente.
O atual ministro da Saúde, viu-se fortalecido com o objetivo de obter a aprovação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira – CPMF. Perdido o CPMF, o ministro ficou ao abandono, parece nada mais, ter que fazer. Mas agora está acontecendo uma endemia de febre amarela, com diversos casos e dois óbitos.
Acabou a vacina contra febre amarela no Distrito Federal, O dentista aposentado Fernando Siqueira, 68, morador do Lago Sul, que esperava há horas pela vacinação, suspeita que a alegada falta de vacina é malandragem dos funcionários, para não estender o horário de trabalho.
O ministro da Saúde José Gomes temporão que, na falta do que dizer vinha se mantendo calado, voltou a falar. Deu uma entrevista no dia 7 sobre a febre amarela. onde diz que a a situação está sob controle registrados e que não há o mínimo perigo Mas fato é que existem 349 casos de febre amarela silvestre no Brasil. Em 161 dos casos, os pacientes morreram. Segundo o ministério, todos eles entraram em região de mata sem ter tomado a vacina. De acordo com o ministério, a vacina contra febre amarela é 99% eficaz. Segundo o mapa mostrado há pouco na entrevista, as regiões Centro-Oeste e Norte e o estado do Maranhão no Nordeste são áreas endêmicas para a doença. A prevenção da doença será discutida ainda amanhã em reunião ministerial.

Nenhum comentário: