6 de jan. de 2008

Superávit de malandragem

Por Francisco marcos, cientista político

A Medida Provisória que contempla o aumento de cobrança da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) de 9% para 15% daqui a três meses funciona como cenoura. Os penduricalhos, jabutis, contrabandos inseridos na malfadada MP é que revela toda a malandragem dos que não são chegados a cumprir acordos e muito menos honrar a palavra empenhada. São todos muito objetivos e dispensam a subjetividade da palavra honra, ninguém pode dar o que não tem. Questão de DNA. Há um jabuti sobre Hotéis: “o setor hoteleiro ganha um benefício tributário, poderão colocar em seus balanços uma depreciação mais rápida de seus bens móveis, como camas, televisões e armários, de 10 para 5 anos. O que resulta em menos imposto de renda a pagar”. Dá uma ajuda à dona Marta Relax e colabora decididamente com os hoteleiros internacionais, que por parâmetro já dominam o mercado nacional. Tudo pelo social!
Coloca em saia justa a oposição, pois mais do que malandramente só falam no atinente à CSLL, a oposição será execrada como amancebada ao sistema financeiro, até parece que os bancos não repassam seus custos.
Em contrapartida o investimento estrangeiro continua privilegiado, tanto no mercado financeiro como no de capitais continuam com alíquota ZERO de IOF. Plausível. precisamos respeitar os contratos e a $ubmi$$ão. Desesperadamente o desgoverno reinante precisa vender títulos aos investidores internacionais, para financiar suas despesas com cartões corporativos, o presidente verdadeiro globetrotter, as viagens pacificadoras do super ministro das relações exteriores, digo esotéricas. Que teve como experiência desfrutar das belezas da selva colombiana. Tudo que os usineiros pedem a qualquer desgoverno de ocasião é que os deixem trabalhar, esta de colocar medidores de vazão em usinas de álcool, com a falácia de evitar sonegação fiscal, não cola. A Receita Federal promete mudar a cobrança sem aumentar a carga tributária do setor. Será que existe algum pascácio que acredita em promessas deste pessoal falastrão e embromador? Ao que parece o pessoal do Planalto quer ir para o confronto, existe alguma coisa para vir e eles estão se precavendo. Os intelectuais e literatos costumam falar que nuvens sombrias e carregadas se assenhoram do horizonte.
Para promover estas diatribes o desgoverno só ouviu o pessoal da copa e cozinha, agora para os cortes deverá dividir com a oposição. Como a maioria é socialista vão socializar a desgraça, jogando tudo na responsabilidade da oposição que ousou encarar a o rei e deixa-lo nu. Despido de vontade de trabalhar, manter a palavra empenhada, e já está provado que é um refinado mentiroso.
Estou febril e penso que os parlamentares poderão barrar este imperialismo democrático, urgência e relevância são os pressupostos básicos para uma medida provisória. Ela pode ser debelada no ninho, se quiserem os senhores e senhoras parlamentares não chegará ao plenário. A malandragem atingiu seu clímax com a edição da medida em pleno recesso parlamentar.
Preocupante: o reaparecimento do Zé Duas Caras com afirmações e desmentidos, a serviço de que está ou é mero exercício de diversionismo, a sempre falada cortina de fumaça.
“A estrada do sucesso tem uma peculiaridade: ninguém caminha nela sozinho”.

Nenhum comentário: