25 de mai. de 2008

A cidade de Fortaleza entregue às moscas

Por Giulio Sanmartini

Os vice-prefeitos dos 5.435 municípios brasileiros recebem o salário pelos quatro anos de mandato. Agora em Fortaleza (CE) criou-se uma estranha situação. A prefeita petista Luizianne Lins (foto), partiu para uma viagem oficial aos Estados Unidos, todavia não tem substitutos, haja vista o que vice-prefeito Carlos veneranda, e o presidente da Câmara Municipal Tim Gomes, substitutos naturais, se declararam impedidos de assumir o cargo.
Os dois serão candidatos a vereador nas próximas eleições. Inicialmente a prefeita foi substituída por um procurador do município Martônio Mont’Alverde. Com base na constituição federal, a Associação pediu o afastamento do procurador e indicou o juiz da Fazenda Pública mais antigo para a prefeitura.
O juiz, que já assumiu oficialmente, por acaso ele também Martônio, só que Vasconcelos, vai ficar apenas uma semana no cargo. Mesmo assim a prefeitura vai recorrer de decisão por entender que a posse de um representante do judiciário, que é da esfera estadual, pode ser considerada uma intervenção no município.
Assim Fortaleza, com 3.400 mil habitantes, a 4ª maior cidade brasileira (atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador) fica à deriva, enquanto o contribuinte para ter um prefeito. Com diz o presidente da OAB do Ceará Hélio Leitão: “O que devia ser tratado como uma rotina administrativa acabou redundando num imbróglio político-institucional em que perde a cidade, em que perde o povo de Fortaleza. O episódio todo é de se lamentar”.

3 comentários:

ma gu disse...

Alô, Giulio.

É o glorioso partido em ação. Bem feito. Povo burro.

Pode ser aplicado também ao país, onde o presimente mandou o ministro da fazenda(?) repassar cada vez menos dinheiro ao ministério da saúde, enquanto o ministro da saúde frequenta a mídia informando da situação, como forma de mostrar à população pobre (mais de 50%) que a CPMF faz falta. São tão maquiavélicos, não? Povo burro, que merece, eheheh...

Anônimo disse...

Ainda acho que vice-prefeito nem existiria, deveria ser banido este cargo. Já imagiram na economia de recursos aos municípios?
E depois, que mal há a cidade ficar sem o titular por uns 15 dias?

Skorpio disse...

De tão feia, deveria não retornar dos EE.UU. Esse partido tem uma aptidão para atrair mulher feia, cruz credo.
Uma perguntinha, se "uzamericano" são uns canalhas, uma raça de gente ruim, são os demônios imperialistas, o que ela foi fazer lá, nessa terra de sanguinários, assassinos, segundo pregam os petralhas?
O raça de gente hipócita.